DESCOBRIR

Perguntas Frequentes

Pedi, Buscai e Batei

Nós compilamos uma lista das perguntas mais frequentemente feitas por aqueles que buscam mais informação sobre a Co-Maçonaria Universal.

O que é Franco-Maçonaria?
Não há uma descrição simples que satisfatoriamente defina o que é a Franco-Maçonaria. Entre muitas coisas, é uma Ciência, uma Filosofia e um sistema de moralidade e ética, que emprega dramas ritualísticos para invocar verdades auto-evidentes.
Qual o objetivo da Franco-Maçonaria?
A franco-maçonaria busca destruir toda forma de ignorância - para combater a superstição, o fanatismo e o egoísmo onde se encontrem.
A Franco-Maçonaria é Religião?
A Franco-Maçonaria não é e nem substitui uma religião. Mesmo assim, as portas da Franco-Maçonaria são abertas a homens e mulheres de qualquer filosofia, religião e credo.
A Franco-Maçonaria tem dogma?
Não, a Franco-Maçonaria é uma organização que pratica absoluta liberdade de pensamento, inculcando um máximo de disciplina em seus membros. A Maçonaria busca diversidade em seus membros para garantir liberdade e tolerância em suas fileiras.
A crer em Deus é um requisito para ser Maçom?
De acordo com a antiga declaração da Franco-Maçonaria, os maçons devem afirmar a existência de um Poder Supremo, mas ao mesmo tempo eles estão em plena liberdade para divergir no que diz respeito aos atributos desse Poder.
O que é Co-Maçonaria, Maçonaria Mista e Franco-Maçonaria para homem e mulher?
Todos os três termos são sinônimos para Ordens que praticam a Franco-Maçonaria e incluam em seus registros homens e mulheres de qualquer raça, nacionalidade e religião, no desejo de acabar com toda causa de divisão e conflito.
Como a Co-Maçonaria difere das Ordens Maçônicas masculinas?
Ao invés de admitir apenas homens em suas fileiras, também admite mulher em pé de igualdade. Proclama igualdade de direitos para ambos os sexos e absoluta liberdade de consciência. Para assegurar a todos absoluta liberdade na busca da Verdade, isto demanda extrema tolerância entre todos os membros, o que evita discussões políticas e religiosas não ocorram sem os requisitos da tolerância e moderação. É bem-vindo todo aquele que seja justo, livre e de idade madura, julgamento sólido e estrita moral, independente de qual seja sua convicção religiosa, filosófica ou política.
O que é um Maçom?
Um Franco-Maçom é aquele que deve obediência à sua Ordem e às leis de seu país. Ele deve viver com honra, praticar a justiça, amar seu próximo, trabalhar incessantemente pela verdadeira felicidade da Humanidade e auxiliar os seres humanos a emanciparem-se da paixão e da ignorância.
A Franco-Maçonaria ajuda a construir contatos?
Maçonaria não é para coletar contatos ou fazer redes de negócios.
Por que a Franco-Maçonaria se apoia em rituais?
Ritual é toda série de ações realizadas numa determinada ordem, e a Franco-Maçonaria se apoia em rituais para ilustrar os princípios que não podem ser verbalmente comunicados. É por meio da alegoria do ritual que o iniciado pode aprender sobre si próprio, sua sociedade e seu universo.
Por que unir-se a uma Loja Maçônica?
Através da participação em um Templo Maçônico, um maçom tem a oportunidade de descobrir as mais importantes verdades sobre moralidade, seu relacionamento com Deus e seus companheiros, e ao mesmo tempo aprender com a perspectiva de outros, em uma atmosfera de tolerância e auxílio mútuo. Quer seja Cristão, Muçulmano ou Agnóstico, preto ou branco, homem ou mulher, rico ou pobre, todos aqueles que se reunem dentro das portas do templo estão em condição de igualdade.
Como juntar-se a uma Loja Maçônica?
Para tornar-se maçom é necessário bater à porta do templo pedindo ingresso na Ordem. Por que para isso é necessário pedir? Porque você deve ingressar por sua livre e espontânea vontade. Este tem de ser o seu desejo, decisão e ação.
Qual é a frequência dos encontros de uma Loja Maçônica?
A frequência depende da Loja a qual você se juntar. Mas normalmente varia de duas a três vezes ao mês. Embora a Franco-maçonaria não busque ser grande em número de membros, a frequência é muito importante para as Lojas.
Qual a idade mínima para o ingresso?
21 anos.
É necessário ter um membro da família que seja Maçom para fazer a solicitação?
Não. Relações familiares não têm efeito na admissão para a Ordem.
Pode um criminoso fazer solicitação?
Não. A menos que o crime tenha sido cometido antes dos 18 anos de idade.
O que é a Co-Maçonaria Universal?
A Honorável Ordem da Co-Maçonaria Universal, como herdeira de antigas tradições, mantém preservadas as regras, disciplina e objetivo da Antiga Maçonaria. A Ordem pratica o Rito Escocês Antigo e Aceito do 1º ao 33º grau e o Rito Inglês com a inclusão dos graus da Marca, do Marinheiro da Arca Real e do Santo Real Arco de Jerusalém.
A Co-Maçonaria Universal possui a verdade?
Não, mas busca descobri-la. Nenhuma instituição ou organização é proprietária da Verdade.
Qual é o foco da Co-Maçonaria Universal?
A Co-Maçonaria Universal trabalha para a Glória do Grande Arquiteto do Universo e para a perfeição da humanidade buscando encontrar alívio através da erradicação da ignorância e do fortalecimento dos laços de fraternidade.
O que a Co-Maçonaria Universal espera de seus membros?
Para a Glória do Grande Arquiteto do Universo, a Perfeição da Humanidade e o serviço do Chefe de Todos os Verdadeiros Franco-maçons, o verdadeiro Templo Maçom aberto para homens e mulheres, os deveres que o Supremo Conselho da Universal Co-Maçonaria prescreve aos seus membros são: pensamento elevado, fala verdadeira, prática do bem, tolerância com o próximo, busca da verdade, exercício da liberdade sob os limites da lei, igualdade fraterna, justiça e solidariedade.
Comasonic Logo

Co-Masonry, Co-Freemasonry, Women's Freemasonry, Men and Women, Mixed Masonry

Copyright © 1975-2019 Universal Co-Masonry, The American Federation of Human Rights, Inc. All Rights Reserved.